segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Dica: 5 apps para amantes de vinho!



Diante de tantos rótulos à venda em supermercados e importadoras, até mesmo o os apreciadores de vinho mais experientes podem se sentir meio perdidos. É aí que entram aplicativos de smartphones feitos para organizar a bagunça e dar uma ajuda para quem não tem tanta experiência no assunto. São várias as opções disponíveis para iPhone e Android, grátis ou pagas, que têm informações variadas sobre rótulos, listas de desejos, funções de scan e sugestões de harmonização com refeições. Confira a seguir alguns dos melhores apps disponíveis atualmente.
Vivino Wine Scanner Se, na hora de comprar o vinho, bater aquela dúvida, o aplicativo Vivino Wine Scanner, grátis para iPhone e Android, pode ser uma ajuda e tanto. Com um banco de dados 500 mil rótulos de 15 mil vinícolas, ele dá informações sobre a composição, produção, harmonização e avaliações de outros usuários. Para isso, basta tirar uma foto do rótulo, que será reconhecido logo em seguida por meio de uma conexão à internet. Alguns pontos negativos são que ele não permite busca por nome, não tem opções brasileiras em seu banco de dados (mas argentinos e chilenos estão presentes) e que o real não está entre as moedas aceitas para o registro de preço.
Hello Vino Voltado para os consumidores iniciantes, o app Hello Vino ajuda o usuário a escolher o vinho certo de acordo com a ocasião, a refeição, a preferência de gosto e a até região onde foi produzido. Depois de dar algumas pistas sobre o que precisa, a pessoa recebe as informações sobre o sabor, comidas com as quais se harmoniza e a avaliação do rótulo indicado. Se gostar, pode salvar na lista de compras e fingir que é um enólogo profissional. O aplicativo está disponível gratuitamente para iPhone e Android.
Selecting a Wine - For Dummies Apesar do nome (do inglês, “Selecionando um Vinho Para Leigos”), o “Selecting a Wine - For Dummies” é indicado tanto para quem não conhece bem sobre o assunto quanto para os mais experientes. Para os mais crus nesta área, ele traz glossário, sugestões de temperaturas para servir, harmonizações e até áudio para ensinar como pronunciar os nomes. Já quem tem mais conhecimento pode ter acesso às principais novidades no mercado, além de criar sua lista de favoritos com a foto de cada rótulo e suas impressões, que também podem ser compartilhadas com os amigos. O app é gratuito, mas está disponível apenas para iPhone.
VintageChart+ Lançado pela revista Wine Spectator, esse aplicativo reúne informações sobre vinhos das mais de 50 principais regiões produtoras da bebida no mundo para ajudar o usuário a comparar rótulos sem errar na hora de escolher a melhor opção. Além das informações essenciais sobre os rótulos, o app traz mapas para localizar as melhores vinícolas e uma ajuda que promete indicar quando é a melhor época de abrir as garrafas guardadas em sua adega. O VintageChart+ está disponível gratuitamente para iPhone e Android.
Cor.KZ O banco de dados desse app é de cair o queixo: cerca de 1,5 milhão de rótulos registrados. Com tantas opções, ele é uma boa opção para iniciantes e degustadores experientes que podem encontrar informações por meio de uma função de leitura de código de barras. Assim, o Cor.KZ encontra informações gerais sobre cada rótulo, incluindo preço, avaliações e até onde encontrar. Feito para usuários de iPhone, ele consegue comparar duas garrafas, para não deixar o consumidor na dúvida, e ainda traz funções para administrar a adega, criar uma lista de desejos e um histórico do que já foi provado. Ele também pode ser integrado com Twitter e Facebook, para trocar informações com amigos. O download custa 2,99 dólares.

Fonte: Exame


Nenhum comentário:

Postar um comentário